quarta-feira, 4 de maio de 2011

Amigos, Amores e Paixões

Hoje acordei meio melancólica ou meio nostálgica. Quem sabe não os dois?!
Esse clima chuvoso tem o poder de fazer isso comigo. Comecei a pensar em um monte de coisas que já vivi e um monte de gente que já conheci. Engraçado isso, fiquei pensando em quantas pessoas realmente já “passaram” pela minha vida, amores que acabaram, paixões que não se eternizaram, amigos que o tempo e essa vida louca afastaram.
Amores, ah os amores... recentemente uma amiga me recomendou dois filmes, “Antes do Amanhecer” e  a continuação dele, “Antes do Pôr-do-Sol”, nesse segundo, acontece um diálogo entre os personagens e ela – Julie Delpy – fala a seguinte coisa para ele – Ethan Hawke: “(...)As pessoas tem um caso, ou até relacionamentos, terminam e esquecem tudo. Muda como trocam de marca de cereal. Sinto que não esqueço as pessoas com as quais estive porque cada uma tem qualidades específicas. Não dá pra substituir ninguém. O que foi perdido, está perdido. Cada relacionamento que termina me magoa(...)Tenho obsessão com pequenas coisas. Talvez eu seja louca, mas, quando eu era menina, minha mãe me disse que eu sempre chegava atrasada à escola. Um dia, ela me seguiu para saber o motivo. Eu ficava vendo as castanhas caírem das árvores e rolarem na calçada ou as formigas atravessarem a rua ou a sombra de uma folha num tronco de árvore. Coisas pequenas. Acho que com gente é igual. Vejo pequenos detalhes específicos de cada coisa que me comovem e sinto saudades deles depois. Não se pode substituir ninguém porque todo mundo é uma soma de pequenos e belos detalhes(...)” Me identifiquei muito com essas palavras, sinto que cada um é insubstituível e o que eu vivi com cada amor pertence a esses amores, àquele momento e isso nunca sairá de mim. Até a parte de quando criança chegar atrasada à escola, me identifiquei, acontecia comigo de muitas vezes chegar atrasada, porque na minha cidade pequena do interior, eu ia à escola a pé e ia observando as fachadas das casas, principalmente as que tinham jardins, coisa rara nas casas do Cedro e, por serem raros, me encantavam muito. Acho que era arquiteta desde criança. E quanto aos amores, ah os amores... cada amor tem um lugar especial na minha vida. Tem aqueles bem próximos a quem sempre é possível expressar o quanto afeto e carinho eu lhes dedico e tem aqueles que, sendo mais distantes, nem sabem que ainda possuem um lugar todo especial na minha vida e no meu coração.
E as paixões, ah as paixões... sou adepta das paixões avassaladoras, aquelas que faz tremer as pernas, gelar as mãos e o coração quase saltar pela boca... acho maravilhosa essa sensação. E como já fui feliz com tantas paixões, felicidade que não cabia dentro de mim. E como já chorei, e como... lembro de já ter chorado um dia inteiro, no mesmo lado da cama, em posição fetal. Minhas tristezas e decepções com paixões sempre se curam com um bom banho, aquele que você vai vendo a água escorrer no ralo e levando qualquer tristeza que possa ter ficado e na sequência desse bom banho, vem um bom porre. No final, sempre também me resta a saudade da época, mesmo que essa tenha sido sofrida. E os “frutos” dessas paixões, geralmente se tornam meus amigos, bons amigos.
Os amigos, ah os amigos... como diz a Rapha, “com qual tribo vai sair hoje?” hahahaha... Tem gente que gosta de bicho, né?! Eu gosto de gente e gosto muito. Sempre tive muitos amigos, amigos mesmo. Modéstia a parte, sempre fui boa em fazer e conservar. Nunca fui de poucos e bons amigos, sou de muitos e bons. Acho que preciso dos dedos das mãos e dos pés e, talvez, ainda me falte dedos, para contar os amigos. Como diz a Rapha, são varias tribos mesmo. Gosto disso, de ter amigos pra ir do “luxo ao lixo”. Tem também aqueles que fizeram parte de uma época da vida mas que, por algum motivo, acabaram por se distanciar, mas que conservam um lugar especial na vida e no coração. Como diria Oscar Wilde:  
“(...)A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e aguentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco(...)                                                                                                                                                            Tenho amigos para saber quem eu sou(...)”
Beijos,
Laris!
Jeri 2008 - Não lembro de quem é o crédito da foto.

5 comentários:

  1. Lindo! O blog tá abandonado por mim e pela Rully, mas lindamente atualizado por vc!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não li o que você escreveu, só passei pra informar mais uma música da sua trilha sonora, na verdade, uma passagem da música: "dizem que sou LOUCA, por eu ser assim, mas louco é quem me diz, que não é feliz, eu sou feliz..." João Sérgio

    ResponderExcluir
  3. Esses meus chefes me amam, né, João Sérgio?
    Até quando eu falto vocês dão um jeito de me fazer presente.

    ResponderExcluir