quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Plástico? Nããão, jornal!

Olá!!! Antes de tudo desculpa pelo meu sumiço, se não fosse a amiga Amanda, nada acontecia por aqui! rsrsrsrsr...

Hoje eu resolvi falar de um tema super atual e ao mesmo tempo importantíssimo para todos nós: Educação ambiental! Para quem não sabe, eu faço pós-graduação em Perícia e Auditoria ambiental e lá tudo o que estudamos quase sempre repetimos como um mantra a seguinte frase: Isso não seria necessário se existisse a educação ambiental! Sei que hoje já existe pós-graduação disso na UECE e em algumas escolas já é disciplina obrigatória, ou seja, eu vejo com o meu otimismo que no futuro o que nós quebramos a cabeça para fazer, as pessoas farão com uma naturalidade como se fosse escovar os dentes! Vou começar colocando uma coisa que eu ainda não faço, mas que eu sempre tive dúvida e que sempre conversei com a amiga Larissa a respeito: como evitar as sacolas plásticas se elas são tão necessárias para guardar o nosso lixo?


Semana passada eu recebi um email de uma amiga da pós e achei fantástico, daí resolvi dividi-lo com vocês! Dá uma olhadinha:

Dia desses, quando recusei a sacolinha plástica numa loja, ouvi da moça do caixa: mas como você faz com o seu lixo? Não foi a primeira vez que me perguntaram isso. A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:

Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.


Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.


Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:


Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.


Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.


Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:


Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!


É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!


Que tal?

Gente, eu espero que tenha ajudado,

Beijos de açucar!

Rully

3 comentários:

  1. Amiga Rully, adorei a ideia do jornal.
    Beijocas,
    Larissa!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, que legal! Vou mostrar pra minha mãe! Lá em casa fazemos reciclagem de plástico! É terminantemente proibido jogar vidro de xampu, creme, potinho de iogurte e garrafas no lixo. Lá em casa a gente separa, lava e guarda...quando juntamos uma quantidade razoável levamos pra coleta seletiva no Pão de Açúcar.

    ResponderExcluir